Preservar e divulgar a cultura de Okinawa no Brasil: essas são as nossas únicas políticas.
Destacamos que o grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko é “uma organização independente, de posição neutra, que não pertence a nenhum partido político ou religioso”, conforme o primeiro parágrafo de nosso estatuto oficial vinculado aos termos determinados pela matriz do grupo em Okinawa.
Portanto, achamos por bem vir a público esclarecer que as opiniões de ex-membros, sobre a situação política de qualquer candidato, são estritamente particulares e não condizem com nossos interesses – voltados unicamente à preservação e divulgação da cultura de Okinawa no Brasil. Todavia ressaltamos que atualmente o grupo é composto por volta de 600 indivíduos em todo o país, das mais variadas posições e crenças políticas que não se circunscrevem ao universo do grupo.
Esclarecemos, ainda, que nossa relação com o Senhor Kamia, candidato a vereador da Câmara Municipal de São Paulo, se dá única e exclusivamente pelo fato do mesmo ser, assim como nós, um incentivador das tradições okinawanas. Consta no mandato antecedente do Senhor Kamia, auxílio a inúmeros eventos da comunidade okinawana em São Paulo – dentre eles, o evento em comemoração ao aniversário de 10 anos do nosso grupo, realizado em 5 abril de 2009 no Auditório Celso Furtado/Anhembi.
Lamentamos o ocorrido e expressamos nosso desconforto. Informamos que todas as providências cabíveis ao momento já foram tomadas e estamos dispostos a prestar quaisquer esclarecimentos que nos sejam requeridos.
Atenciosamente.
Toshio Yonamine – Presidente
Ryukyu Koku Matsuri Daiko Brasil